domingo, 18 de março de 2018

6 Dicas preciosas para "feltrarmos"



 

    Olá, amantes do feltro! Hoje trouxe dicas que irão ajudar na hora de confeccionar seu artesanato em feltro. Essas são as que eu sigo e também as mais "badaladas" da internet ;).

1ª Linhas

    A linha é um item que dará o toque especial na peça!
De forma geral, temos duas principais linhas utilizadas: a de pesponto e a de meada, mais conhecidas como linha de costura e linha de bordado, respectivamente. Há ainda artesãs que utilizam a linha de crochê, porém para o trabalho ficar delicado, o ideal é a mais fina ou a peça a ser confeccionada maior.
    Na hora de comprar você verá que para uma cor de feltro existem várias tonalidades de linha e quando se trata da linha de meada, as cores são numeradas, portanto, se você a utilizar, é bom ficar atenta a isso, pois caso inicie o seu trabalho com uma cor e a linha acabar, saberá exatamente qual comprar.

Meada é minha "precious"!

    Eu tenho como preferência a linha de meada, pois acho suas cores mais vivas e o trabalho finalizado mais delicado.
Para você que tem dúvida quanto a utilização, segue o meu passo a passo:


1. linha de meada e placa para enrolá-la
2. enrole a linha de meada na placa
3. Recorte o número da linha de meada e cole com a cola de silicone na placa, isso facilitará na hora de repor a cor

2ª Tesouras

    Um erro comum praticado por quem está iniciando nesta arte é utilizar apenas uma tesoura para todo o trabalho, isto é, para cortar o papel paraná, o feltro, o tecido e outros inúmeros materiais. Isso encurta a vida útil do seu instrumento, pois a tesoura perderá o fio de corte. Sendo assim, o ideal é que você tenha uma tesoura para cada tipo de material. ;)


3ª Molde

      Para confeccionar sua arte em feltro você precisará primeiro do molde do que será feito. Hoje, a internet disponibiliza inúmeros moldes gratuitamente prontos para imprimir, como as páginas do Facebook Moldes em Feltro Gratis e Feltro Fácil - Moldes e Apostilas ou ainda, pode-se comprar apostilas com os moldes e o passo-a-passo.
      Uma ótima dica que ouvi da artesã Karina Raszl é copiar o desenho que desejas da tela do computador, utilizando apenas papel sulfite e lápis! Segue o link do vídeo: By Karina Raszl
     Os moldes podem ser confeccionados em papel sulfite, cartolina ou papel cartão, mas para uma maior durabilidade, segue uma dica valiosa do blog Mimo Artes: desenhar o molde em uma folha de acetato com caneta permanente e recortar. Para quem não conhece esse material é só se lembrar das radiografias e das encadernações.


      

Como transferir o molde paro feltro?

    De modo geral, eu utilizo caneta de bico extra fino para transferir o molde para o feltro, mas quando o feltro é de uma cor escura, utilizo caneta em gel prata.
    Existem outras opções, como giz de alfaiate ou a caneta "fantasminha", também chamada de "mágica". Esta última possui a tinta removível com o calor do ferro de passar ou simplesmente a fricção da tampa.
Caneta "fantasminha"

Como cortar o feltro?

     Primeira dica importante: quando for cortar o feltro, o ideal é que seja por dentro do risco para o acabamento ficar perfeito! Outra dica é a tesoura estar afiada, pois na hora de cortar, a tesoura deve deslizar sobre o feltro.



Dica Quente!!

Sabe aquele molde extremamente pequeno, um narizinho, uma orelhinha ou qualquer outro detalhe que é muito difícil de cortar com a tesoura? Conheça a solução genial ensinada pela nossa rainha do feltro Fernanda Lacerda: o termocolante importado!!
      Você irá utilizá-lo da seguinte forma: 
1º - desenhe o molde nele;2º - recorte e posicione o termocolante com a parte brilhosa para baixo no feltro;3º - passe com o ferro a vapor;4º -  corte.
No Ateliê Cores e Panos você encontra essa dica, segue: TERMOCOLANTE NACIONAL OU IMPORTADO? 

Lembre-se: um trabalho feito com capricho exala valor!!

4ª Colagem

     Para colar o feltro, o ideal é a cola quente, mas muito cuidado para não esparramar! Hoje já existe no mercado pistolas de cola quente com a saída menor e que você consegue dosar a quantidade de cola que sai.



    Outra cola utilizada é a de silicone, mas somente para detalhes, peças pequenas ou para fixar uma camada de feltro ao "recheio" (papelão, manta resinada, forrobel, entre outros), como no caso de guirlandas.

5ª A costura

    Finalmente a costura! Para isso, primeiramente junte as duas partes de feltro recortadas e em seguida alfinete para que não saia do lugar. Logo depois, separe um fio da linha de meada, passe na agulha de costura de nº 10 e em uma das pontas dê um nó. Logo você realizará o ponto caseado ou o ponto palito para fechar a peça.

Como separar apenas um fio da meada sem fazer um bolo?

1º - ache a ponta da meada
2º - dos seis fios que existem na meada separe somente um
3º - puxe o fio que você separou

    Atenção: em outra postagem falarei melhor sobre as formas de costura. ;)

  6ª Enchimento
    
    Para deixar a peça fofinha, eu utilizo a fibra siliconada hipoalergênica (Produto com menor potencial de causar reações alérgicas). E em casos de guirlandas, utilizo a manta acrílica e/ou a manta resinada, pois costumo fazer as chamadas guirlandas Slim, criação da nossa rainha do feltro Fernanda Lacerda do site http://www.boutiquedofeltro.com/.
MANTA RESINADA

MANTA ACRÍLICA

FIBRA SILICONADA


     Essas são algumas dicas que facilitam a nossa vida no artesanato em feltro, ainda existem inúmeras outras que abordarei por aqui. Se você conhece outras dicas preciosas compartilhe conosco nos comentários. É sempre muito bom trocarmos experiências e enriquecemos o nosso trabalho. Um grande abraço!!